<$BlogRSDURL$>
robindotelhado
quarta-feira, janeiro 16, 2008
 

O BATER NO CEGUINHO


Não gosto mesmo nada de me repetir, a sério que não. De entre as várias razões que me levam a adoptar esta postura fica apenas esta: o medo de me de me confundirem com os combatentes e resistentes e a sua eterna saga do PSD... Quantos episódios já tem, a propósito? Quinhentos e trinta e três?


Apesar do risco, não posso deixar de mostrar esta pérola, tirada da acta da assembleia municipal de 29 de Dezembro de 2006 e disponível aqui: http://www.cm-spsul.pt/downloads/actas/acta_41.pdf (vejam a partir da página 8 e 9).


Ainda que façam uma leitura transversal, não me digam que, nestas alturas, se interrogam como pode o Tó ser o Presidente da Câmara Municipal. O homem foi comido de cebolada...


«Em relação à Unidade Básica de Urgência, numa reunião no Governo Civil de Viseu, em que esteve presente o Sr. Ministro da Saúde, na presença de todos os Presidentes de Câmara, foi apresentado o Centro de Saúde de S. Pedro do Sul como Unidade Básica de Urgência, servindo S. Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.


Foi apontado no mapa, pelo responsável da Administração Regional de Saúde de Coimbra, em que S. Pedro do Sul era escolhido para acolher a Unidade Básica de Urgência.


Como é sabido o Centro de Saúde andou durante década e meia no PIDAC porque a Câmara nunca disponibilizou o terreno. Este executivo, quando entrou em funções, expropriou um terreno, infraestruturou-o e está à disposição.


A Administração Regional de Saúde mandou elaborar o projecto, foi aprovado pelas respectivas entidades e lançado concurso. S. Pedro do Sul não tem razões para duvidar, daquilo que o Sr. Ministro disse, do estudo técnico elaborado e do documento que foi apresentado aos 24 Presidentes de Câmara do Distrito.


Só por pura demagogia é que se pode dizer que o Presidente da Câmara de S. Pedro do Sul devia tomar posições. Não pode tomar nenhuma posição a não ser a confiança na palavra do Sr. Ministro. Perante estas circunstâncias temos de manter a serenidade porque, o Sr. Ministro cumpriu em relação à adjudicação do Centro de Saúde e com certeza irá cumprir, porque se baseia no estudo técnico, em relação ao Serviço da Unidade Básica de Urgência.


Se for necessário, dotar o actual Centro de Saúde, das condições para acolher provisoriamente a Unidade Básica de Urgência, a Câmara Municipal de S. Pedro do Sul também estará disposta a fazê-lo.


De qualquer modo, regista com agrado que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista tenha apresentado a Moção. Será mais um facto a apresentar na próxima quarta-feira, perante a Administração Regional de Saúde de Coimbra, que a Assembleia também demonstrou a sua preocupação de vir a ser alterado o estudo técnico.»


Breves comentários:

1. Deplorável, não é? Para que o Tó percebesse com mais facilidade e para não se perder nas leituras de estudos tão extensos, até lhe «apontaram no mapa».


2. Depois, a credulidade ánteriormente referida. O Tó acreditou, melhor, «não duvidou», do ministro de um governo com a cor contrária à sua. Mas alguém tem dúvidas que se a Câmara fosse PS, a Unidade Básica de Urgência já cá estava e a funcionar?


3. Pior do que nós pensávamos. Afinal o espectáculo teve espectadores. O Tó foi comido à frente de 24 presidentes de camâra. Que vergonha.


4. O «registo do agrado» do Tó. Bem que o avisaram para «tomar posições», não é verdade? O representante da terra onde as vacas jogam xadrez com bosta até apresentou uma moção nessa mesma acta, não foi? Vejam a página 6, a esse propósito.

5. «Manter a serenidade». O Tó a adoptar o estilo do Paulo Bento. O pior é que os resultados são os mesmos, ou seja, merda, atrás de merda.


6. O tiro que saiu pela culatra. O Tó congratulou-se pela posição do PS e a sua moção, assim mostrando os seus tiques do quero, posso e mando e o resultado foi o que se sabe. Não dava vontade de, na próxima assembleia municipal, lembrá-lo do aviso que lhe fizeram feito? Será que alguém o vai fazer?

 
terça-feira, janeiro 15, 2008
 
O TÓ, O SANTOS FERREIRA E O CADILHE

Sabem quais são as semelhanças entre o Tó e o Santos Ferreira, presidente do conselho de administração do BCP? Ambos ganham com percentagens de mais de 97%.

Sabem quais são as diferenças? O Santos Ferreira ganha mesmo, o Tó só ganha nas sondagens dos jornais locais em que detém infulência.

Sabem quais são as semelhanças entre o Tó e o Cadilhe? O Cadilhe, com uma votação irrisória e insignificante, não se sente derrotado. Quase como o Tó, que após ter um estudo técnico favorável em relação à manutenção do SAP em S. Pedro do Sul e ter visto voar para a pasta do Zé dos Juncos, pensa ter feito uma intervenção brilhante no Prós e Contras.
 
quinta-feira, janeiro 10, 2008
 
ELEMENTOS DA GNR DE S. PEDRO DO SUL AGREDIDOS

Dois comentários, traduzidos em outros tantos ditados populares. Para bom entendedor, meia palavra basta…
Tantas vezes vai o cântaro à fonte que um dia deixa lá a asa.
Tantas vezes vai o cão ao moinho que um dia deixa lá o focinho.

http://dn.sapo.pt/2008/01/10/cidades/gnr_agredidos_baile_populares_furios.html
 
quarta-feira, janeiro 09, 2008
 
A FALTA DE PESO DO TÓ

Calma, não se exaltem os ânimos. Há pesos e pesos e jamais traria à colação certo tipo de pesos. Aquele a que me refiro mede-se através da unidade quilograma.
O Tó é um gajo elegante, não é? Melhor, é um gajo porreiro elegante, diria o Sócrates. Um velho amigo porreiro e elegante, diria o ministro da saúde (quase que o disse no «Prós e Contras» da RTP).
Agora a sério, é alto, não tem barriga nenhuma. Não tem pescoço flácido. Não tem gordura corporal em excesso.
Em apenas três palavras: NÃO TEM PESO. Ponto final, parágrafo.

Se no campo visual, isso é claramente uma vantagem, pelo menos para a estética actual – filosoficamente falando – já em termos políticos a história é ligeiramente diferente. Falo do Serviço de Urgência Básica de S. Pedro do Sul (não Unidade de Urgência Básica, como disse o Tó no Prós e Contras).

Um futuro tesourinho deprimente para o Gato Fedorento. O homem ou é crente ou está a fazer de nós estúpidos, mais uma vez. Atentem nas palavras: "Tenho toda a confiança e manifestei toda a confiança no Ministério da Saúde e sou surpreendido por declarações de um responsável político, presidente da federação do partido socialista de Viseu, que diz numa rádio local que não vai o serviço de urgência básica para S. Pedro do Sul. Esta é a prova de que foram motivações políticas, foram pressões políticas e assim não se pode fazer uma reforma séria e credível, porque aquilo que se apontava tecnicamente é ultrapassado politicamente. Pode-se dizer com legitimidade de quem detém o poder por eleição, mas então assuma-se que é uma decisão política, porque tecnicamente tinha de funcionar em S. Pedro do Sul".

Deplorável, o nosso Tó, autarca do PSD e dele dependente a todos os níveis, antes, durante e, presumo, após a sua permanência na Câmara Municipal de S. Pedro do Sul, tinha confiança no Ministério da Saúde, cujo ministro é amigo pessoal do engenheiro das Lezírias. Aliás, quem não se recorda de, nas eleições autárquicas de 2005, o ministro ter sido convidado para a campanha do PS local? Mas tudo bem, o Tó é crédulo e tinha confiança no ministro. Continuemos.

O Tó foi surpreendido pelo Zé dos Juncos, o corneteiro, anunciante daquilo que era óbvio para toda a gente, menos para o Tó: afinal S. Pedro do Sul não vai ter unidade básica de urgência coisa nenhuma. Oh Tó, as funções do Zé dos Juncos são tramar-te a vida o mais possível, estás a perceber? Se ele não o fizer, até os socialistas de S. Pedro do Sul (o até é um veneno soft para pôr a Pinha em sentido) lhe começam a pedir explicações.

Vou ter de ser eu a dizer aquilo que o Zé dos Juncos e o ministro da saúde quiseram dizer, mas não puderam (afinal, são políticos como o Tó), sendo que o vou fazer na segunda pessoa do singular, como se fosse o ministro a falar, o que se afirmou como velho amigo do Tó: conseguiste enganar mais uma vez os sampedrenses e foste eleito, mas tinha de te lixar.
Fizeste o meu amigo Vitó ir daqui corrido para as Lezírias e eu não gostei disso.
Tive que te passar esta rasteira, de provar que és tão crédulo como os que te elegeram.
Talvez me tenha excedido. Não te devia ter deixado comprar a estátua do S. Pedro, fazer a ponte da verga e a avenida do porco do espeto, à custa da expropriação de privados (a propósito, será que houve pagamento do preço da expropriação, ou também foi mais um investimento à Termalistur, a fundo perdido para o credor?). Sei que estes requintes de malvadez eram escusados, mas o que esperavas?
Não fizeste nadinha para que isso não acontecesse.
Porque não pegaste nos comedores de porcos que te seguem cegos e esfomeados e não fizeste uma maif à porta do meu ministério?
Porque não pegaste nos muitos aquistas que dizes ter e não os usaste para terem um ataque de histeria colectiva a reclamar uma unidade básica de urgência em S. Pedro do Sul? Talvez tivesse impacto, não?
Porque não puseste o Menezes a visitar S. Pedro sobre o assunto, utilizando o seu populismo em defesa da unidade básica de urgência? Será que ainda tentaste, mas também ele te mandou dar uma curva por teres ido aos jantares de apoio dos dois candidatos à liderança do PSD, o próprio Menezes e o Mendes?
Acabo dizendo-te o óbvio, foi uma decisão política e pessoal, gostaste, queres mais?

Um conselho de amigo para que o nosso concelho siga para a frente: ganhe peso ou deixe ir para aí quem o tem, ainda que da sua cor, talvez um imperador...
 
S. Pedro do Sul, Viseu

ARCHIVES
01/01/2004 - 02/01/2004 / 02/01/2004 - 03/01/2004 / 03/01/2004 - 04/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 / 10/01/2004 - 11/01/2004 / 02/01/2005 - 03/01/2005 / 03/01/2005 - 04/01/2005 / 04/01/2005 - 05/01/2005 / 05/01/2005 - 06/01/2005 / 06/01/2005 - 07/01/2005 / 07/01/2005 - 08/01/2005 / 08/01/2005 - 09/01/2005 / 09/01/2005 - 10/01/2005 / 10/01/2005 - 11/01/2005 / 11/01/2005 - 12/01/2005 / 12/01/2005 - 01/01/2006 / 01/01/2006 - 02/01/2006 / 02/01/2006 - 03/01/2006 / 03/01/2006 - 04/01/2006 / 04/01/2006 - 05/01/2006 / 05/01/2006 - 06/01/2006 / 06/01/2006 - 07/01/2006 / 07/01/2006 - 08/01/2006 / 08/01/2006 - 09/01/2006 / 09/01/2006 - 10/01/2006 / 10/01/2006 - 11/01/2006 / 12/01/2007 - 01/01/2008 / 01/01/2008 - 02/01/2008 / 02/01/2008 - 03/01/2008 / 10/01/2008 - 11/01/2008 / 11/01/2008 - 12/01/2008 / 12/01/2008 - 01/01/2009 / 01/01/2009 - 02/01/2009 / 02/01/2009 - 03/01/2009 / 03/01/2009 - 04/01/2009 / 04/01/2009 - 05/01/2009 / 08/01/2009 - 09/01/2009 / 09/01/2009 - 10/01/2009 /


Powered by Blogger